segundo o especial sobre o referendo da Folha Online o referendo ficou assim
NÃO 63,89%
SIM 36,11%
Nulos 01,68%
Brancos 01,40% 
Após a as eleições desse referendo, os canais de televisão bombardeiam os espectadores com opiniões diversas de especialistas, promotores, jornalistas e políticos tentando justificar ou a vitória óbvia do NÃO ou a derrota surpreendentemente esmagadora do SIM.
Vendo muita opinião boa e inteligente e muita bobeira, resolvi dar a minha conclusão.
Acho que o referendo ao contrario do que eu achava não foi em vão ou inutil, e sim foi a maior pesquisa de opinião pública do mundo, sendo que foi justa, mostrando a opinião verdadeira da população, em sua maioria, que acabou se tornando uma forma de protesto.
Sim, protesto. Porque mostra que a população não se sente segura para ser desarmada. Mostra que tem consciencia e visão pra ver a realidade brasileira, que a meu ver piora cada vez mais em relação a segurança publica, não adiantando por culpa em partidos, ou em governos passados.
Não acreditava nem via desse jeito. Um amigo me disse que o sim era uma forma de protestar, e eu discordei que o resultado pudesse dizer alguma mensagem.. mudei de opnião. Vejo claramente uma população com medo e consciente dos direitos que tem.
Acho o maior pecado ou crime que você pode cometer é tirar a vida de outra pessoa, não acho solução matar, assim como não tenho nem terei uma arma de fogo. Isso é um opinião que eu tenho. Mas é inegavel que a violencia no Brasil hoje em dia não me permite defender meu ponto de vista. Como defender um estuprador? um sequestrador que usa o amor materno ou familiar pra obter dinheiro? Assim como me sentiria seguro sabendo que existem criminosos altamente armados e ninguem iria ter o direito de ter arma, teria que ficar a merce da sorte? ou contar só com a proteção Divina? Ouvi uma teoria interessante, que se um ladrão entra na sua casa, não precisa atirar nele, entrar em confronto com ele, mas pense, um tiro pro alto ou pro chão, qual seria a reação desse bandido? São coisas que cada cidadão tem o direito de refletir e decidir. Por isso sou contra a proibição.
O NÃO não quer dizer que a população vai se armar, vamos entrar numa guerra civil, ou que o povo brasileiro é sanguinario, gosta de matar. Não devemos ver por esse lado.
O Carlos Nascimento no Canal BandNews foi muito feliz na sua conclusão, dizendo que a vitória do NÃO quer dizer que a população não está segura e quer mudanças, e não que quer se armar.
Não se trata de ter uma arma ou não.
Se trata de não ter segurança. Não ter uma policia preparada. Não confiar na Justiça. Saber que no proximo semaforo ou na calada da noite pode acontecer algum crime para com o cidadão honesto e indefeso.
Se trata de todos os canais afirmarem que o Governo gastou aproximadamente 500 milhões de reais nesse referendo, mas investiu mais ou menos 150 milhões em segurança pública.
São coisas que acontecem, são realidade, e estão tão claras que a vitória foi em TODOS os Estados do Brasil. Sim é uma realidade nascional.
Fiquei satisfeito com o resultado, o brasileiro cada vez se torna mais consciente, mais exigente, mais informado. Isso sim é uma vitória. Essa foi a vitória do referendo, ver que você poderia perguntar varias pessoas, a maioria tinha opnião e sabia o porque do seu voto. Tanto o SIM como o NÃO.
Talvez haja esperança. Talvez tenha salvação. Talvez tenha solução. Vai demorar muito, mas acho que devemos, alias, eu devo ter mais fé e acreditar mais nesse país.
 
Um comentário:
Pediu pra comentar, nerd, aqui estou eu.
Apesar de ter votado SIM, acho que os discursos do SIM e do NÃO estão muito próximos, pq é unanimidade no país a falta de segurança. E qto ao texto, ficou bem escrito. Parabéns!
Postar um comentário