quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Charges Malditas

Não sei vocês, mas eu recentemente tenho reparado numa coisa. Liga a TV, em horário de telejornais, só aparece protestos, confusão e quase sempre mortes. Entra na net, acessa os principais portais de notícias, e recebe um bombardeio de noticias sobre mais um país com protestos e mais mortos e feridos. Só prestar atenção um pouco e se vê, que tudo é por causa de charges. Isso mesmo. Mas não charges quaisquer.
O jornal dinamarquês
Jyllands-Posten teve a "brilhante" idéia de publicar 12 (isso mesmo 12!!) charges sobre o profeta Maomé ou Muhammad, um dos fundadores do Islamismo.
Mas ai é que vem a pergunta mais intrigante. CADÊ AS CHARGES QUE JUSTIFICAM ISSO???
Após uma rápida, porem não fácil pesquisadinha no
Google, consigo achar todas elas, e finalmente ver o que está causando tantos problemas, e talvez até possa gerar uma guerra.

Aqui estão as famosas Charges de Maomé




























Muita gente pode achar que nenhuma publicação justificaria tantas mortes e sofrimento, que as charges são até engraçadinhas, que nem da pra enteder algumas, que foram criativas, que não seriam motivos para tanta raiva e ódio. Mas não podemos nos esquecer que eles são fundamentalistas islãmicos, religião é a vida deles. No nosso cotidiano estamos acustumados a ver mortes por drogas, mulheres, roubos, futebol, dinheiro, estatus, interesses ou mesmo por puro prazer. Lá o motivo para se matar é desonrar a religião. Não estou justificando ou minimisando. Só quero ver os fatos.
Acho lamentavél fanáticos agirem com tanta violência e irracionalidade. Mas acho mais revoltante um jornal de um país de primeiro mundo não medir as consequências de uma publicação com esse tema. E o mais ironico foi que quando foi proposto
publicar charges de Jesus, eles se recusaram.
Sou contra qualquer charge, piada ou desrespeito com qualquer religião, pois é um assunto delicado e ofensivo. Pena que nem todos tenham essa visão. Se todos tivessem respeito com a religião do próximo, talvez não seriamos obrigados a ver essas cenas lamentaveis todos os dias, ou se voltar um pouco no tempo, ver imagem de santas sendo chutadas na TV, ou ver sinais claros de preconceito no nosso dia a dia. Isso sem falar que resolveria muita coisa no Oriente Médio. Mas isso é apenas um sonho muito dificil de se realizar, porque respeito é umas coisa cada vez mais rara hoje em dia.

O apresentador do Jornal da Globo foi muito feliz ao dizer que "a liberdade de expressão é um direito que nascemos, mas saber usá-la é sinal de maturidade".


para saber mais


Face of Muhammed
charges em um jornal americano


aqui imagens da revolta e ódio dos islãmicos













Um comentário:

Lucas Sampaio disse...

Cara, vc foi extremamente pertinente em seu cmentário, nerd. Tá de parabéns msm. Super bem escrito e ainda por cima muito inteligente. Parabéns, velho! Concordo em gênero, número e grau com o que vc disse.